Filme "Ágora"   

 

   Durante muito tempo os pensamentos, as ideias e as teorias sobre como era o universo eram dominados pela igreja. Existia uma ideia de que Deus era o criador do universo. Esse tipo de "governo" da igreja, em relação aos dias de hoje é muito retrógrada. Nessa altura apesar de existir um chefe de governo, as suas ideias eram influe

nciadas pela igreja. Todas as pessoas deveriam ter a sua religião, neste caso, o cristianismo, e eram obrigadas a obedecer ás escrituras queteriam sido escritas por Deus e que estavam no livro sagrado dos cristãos. Não havia uma ideia de ateísmo, porque todos eram cristãos e todos deveriam ter a mesma religião.

 Até á altura, séc IV, existia uma ideia de como seria o universo, essa ideia enunciava que a terra era o centro do universo e que toos os planetas e astros tinham uma órbita em torno da Terra. Esta ideia tinha sido criada por Ptolomeu, cientista grego que viveu em alexandria, cidade do Egipto. Apesar desta ideia existia, ainda uma outra que não era aceite pelo igreja e que dizia que o Sol era o centro do universo, onde era a Terra que girava em torno dele, esta ideia foi formulada por Aristarchus, astrónomo grego.

 

 Se fizermos uma comparação destas duas ideias antigas em relação á actualmente imposta, observamos que, apesar de incompleta, a ideia de Aristarchus é a que se assemelha á actual. A semelhança existente é que a actual diz que a Terra e os outros planetas do sistema solar  fazem uma órbita eliptica em torno do Sol. Além desta semelhança existe uma grande diferença, é que, o Sol não é o centro do universo, faz, sim, parte do sistema solar, mas é um ponto da nossa galáxia, que por sua vez , esta é um ponto ínfimo no universo.

 

 

Com a visualização do filme "Ágora" conseguimos perceber esta ideia. No filme, uma mulher, Hypatia, questiona esta ideia imposta pela igreja, acerca do universo. Ela tenta descobrir que esta ideia está errada e que a ideia rejeitada por Aristarchus tem as suas bases. Apesar de ter as bases de Aristarchus, Hypatia, continua com demasiadas perguntas e poucas respostas. No seu estudo ela pergunta-se : porque é que o sol muda de tamanho no inverno  e no verão, estando umas vezes mais longe e outras mais perto da terra? Como é que a Terra pode ocupar duas posições ao mesmo tempo?

Hypatia fez também um avanço importante no seu estudo. Pela ideia da igreja se a Terra se movesse os objectos e as pessaoas iriam cair para trás, então, enquanto estava no barco, mandou um homem subir ao mastro do barco com este em movimento e que ele deixasse cair um saco. Quando o saco caíu ficou no mesmo sitio. Com esta observação , ela aplica-a á Terra, em que as pessoas(saco) com a Terra em movimento(barco) em redor do Sol nao caíriam. Esta informação  foi um passo importante nos seus estudos. De seguida ela tenta responder á pergunta que tinha levantado sobre a variação da distância do sol á terra no verão e no inverno. Pois se a Terra descrever um movimento eliptico , por vezes, fica mais longe do sol e outras vezes fica mais perto. Depois, por ela não aceitar as ideias da igreja e de ser considerada ateia é apedrejada até á morte.

 Apesar de ter morrido os seus estudos não forma esquecidos e Johannes Kepler pega nesses estudos, mais tarde, aperfeiçoando-os e comprovando-os.

 

voltar