Geologia
5 - A terra e o sistema solar
Durante muito tempo várias teorias e ideias propostas por cientistas tentavam explicar a formação do sistema solar. Apesar destas ideias e teorias a hipótese que vigorava na altura tinha por base ideas catastrofistas.
Uma dessas hipóteses defendia que a formação do sistema solar resultaria da colisão de duas estrelas. Teria sido o sol o primeiro a formar-se e que depois uma estrela teria chocado com ele, arrancando-lhe alguns pedaços. Esses pedaços depois de condensarem em seu redor dariam origem aos planetas.
Outra hipótese defendia uma aproximação, sem colisão, de duas estrelas, que por acção dos campos graviticos teriam sido de tal maneira deformadas que pequenas porções seriam arrancadas formando assim os planetas - hipótese de Chamberlain.
Teoria Nebular
Em 1755, o filósofo Immanuel Kant formulou a hipótese de que uma nuvem de gases e poeiras turbilhonante e fria se encontrava na origem do sistema solar. Mais tarde, Pierre Simon de Laplace desenvolveu a teoria de Kant, explicando essa nuvem foi animada de um movimento de rotação em torno de si própria e, como consequência das forças de gravitação da sua matéria foi-se contraindo. No seu continuo movimento de rotação as particulas centrais formaram o sol e as restantes particulas formaram os planetas.
Corpos do sistema solar
O sistema solar é constituido por uma estrela central, o Sol, á volta da qual giram 8 planetas principais, dezenas de planetas secundários, alguns planetas anões e por outros objectos referidos colectivamente como pequenos corpos do sistema solar, onde se incluem os asteróides e os cometas.