Geologia

1 - A terra e os seus sistemas em interacção

 

1.1 - Subsistemas terrestres

 

Entende-se por sistema qualquer parte do universo constituída por matéria e energia. Um simples átomo, um mineral, uma rocha, uma camada, um planeta ou até mesmo um sistema planetário podem ser considerados sistemas.

Um sistema possui sempre uma fronteira, que pode ser real ou imaginária, com o meio envolvente, que se designa parede ou limite do sistema.

Quando um sistema é constituído pela união de várias partes disjuntas, diz-se que é um sistema composto em que cada uma dessas partes se chama subsistema.

Quanto ao comportamento do sistema relativamente à matéria e energia, os sistemas podem classificar-se como isolados(quando não existe troca de matéria nem de energia com o meio envolvente), fechados( quando não existe permuta de matéria com o seu meio envolvente podendo haver trocas de energia entre si) ou abertos( onde ocorre troca de matéria e de energia com o seu meio envolvente).

 

O sistema terra é considerado um sistema aberto, onde existem 4 subsistemas: a atmosfera, a hidrosfera, a biosfera e a geosfera.

 

A atmosfera é a camada gasosa que envolve a Terra, é constituida por uma mistura de gases, dos quais azoto, oxigénio, árgon e o dióxido de carbono, em que estes representam 99,98% do seu volume. O vapor de água ´também um constituinte da atmosfera, estando, no entatnto em menor quantidade.

 

A hidrosfera compreende toda a água nos estado líquido e sólido que se encontra á superficie terrestre, incluindo os oceanos, os mares, os lagos, os rios, a água existente no subsolo, os gelos das calotes polares e dos glaciares.

Os oceanos absorvem a maior parte da radiação solar que atinge a superficie terrestre e esta energia é distribuida por todo o planeta através das correntes oceânicas.

A água é o recurso natural mais importante da Terra, é essencial para a existência de vida e é a substância comum a todos os subsistemas da Terra.

 

A Geosfera é representada pela parte sólida da Terra, quer a parte superficial (à qual se dá o nome de Litosfera), quer a parte mais profunda. As rochas e os solos fazem parte deste subsistema. A geosfera serve de suporte a grande parte da vida terrestre, fornecendo muitos dos materiais necessários à manutenção dessa vida. As plantas terrestres, por exemplo, captam do solo grande parte dos seus nutrientes. Muitos dos produtos resultantes da decomposição dos cadáveres e restos de seres vivos ficam integrados na geosfera.

 

A biosfera é constituida por todos os seres vivos que ocupam diversos habitats como a terra, o ar e a água. Os seres vivos interagem, de forma contínua, com os diferentes subsistemas onde estão integrados, influenciando-se mutuamente.