Sismo na Turquia

11-12-2011 16:51

Turquia: terramoto de 7.3 de magnitude provoca vítimas mortais (vídeo)

 

Um forte terramoto de magnitude 7,3 abalou o leste da Turquia, provocando várias vítimas e danos materiais.

Um forte terramoto de magnitude 7,3, segundo o instituto norte-americano de geofísica USGS, aconteceu hoje às 13:41 hora local (11:41 horas em Lisboa), no leste da Turquia, provocando danos materiais e vítimas, segundo informações dos meios de comunicação locais.

Várias casas caíram na sequência do tremor de terra, na província de Van, próxima à fronteira iraniana e, segundo a agência de notícias Anatólia, várias réplicas estão a acontecer na região.

O instituto de sismologia de Kandilli, em Istambul, o tremor teve uma magnitude de 6,6.

Segundo informações da agência de notícias AP, pessoas morreram em consequência do sismo.

 

"Há tantos mortos"

 

"Há tantos mortos. Vários edifícios desabaram, há muita destruição", disse Zulfikar Arapoglu, disse o autarca da cidade de Ercis à televisão NTV.

"Precisamos de ajuda urgente, precisamos de médicos", acrescentou.

A agência de notícias estatal Anatólia disse que grupos de resgate tentavam alcançar pessoas que acreditavam estar presas sob os escombros de um edifício de sete andares, em Van.

"Certos prédios ficaram danificados, mas nós não temos ainda informações sobre vítimas. O tremor causou um grande pânico", disse o
autarca da cidade de Van, Bekir Kaya, para a rede de televisão NTV

 

Rede telefónica danificada


O responsável sublinhou que a rede telefónica da cidade, que tem 380 mil habitantes, sofreu grandes danos.

O tremor de terra, sentido nas províncias vizinhas, provocou grande pânico na população. As primeiras imagens difundidas mostram os habitantes em fuga de suas casas.

Um sismo desta magnitude é suscetível de provocar substanciais danos à Turquia, já que muitas casas foram construídas sem as normas estabelecidas, advertiram sismólogos nas redes de televisão.

A Turquia, que é atravessada por diversas falhas, nomeadamente no leste e noroeste, sofre constantemente com tremores de terra.

Dois fortes sismos em regiões muito populosas e industrializadas no noroeste da Turquia causaram 20 mil mortos, em agosto e novembro de 1999.

Em 1970, um terramoto deixou mil mortos na província de Kütahya (noroeste).